quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Crianças, não façam isso em casa


A morte de Georg Richmann, em ilustração do século XVIII
Em agosto de 1753, em São Petersburgo, o cientista russo Georg Richmann morreu ao ser atingido por um raio globular, quando conduzia um experimento inspirado no famoso caso de Benjamin Franklin com uma pandorga. Seu gravurista, Sokolaw, teve maior sorte - levou somente uma chicotada de aço eletrificado. Em uma carta enviada à Franklin pelo cientista russo Mikhail Lemonosov, diz-se que, quando Richmann foi analisado por um cirurgião:

"uma Veia foi aberta, do qual saiu apenas uma única Gota de Sangue. Não havia Pulso, nem o menor Sinal de nenhuma Convulsão em nenhuma Parte de seu Corpo. Na Parte superior de sua Nuca, onde os Cabelos começam a se mostrar, havia uma Marca oval, tão Grande quanto um Rublo, um pouco à Esquerda, onde o Sangue estava como se pressionado pelos Poros. (...) No Lado Esquerdo de seu Corpo, da Cintura ào Pescoço, haviam oito Pontos, vermelhos e azuis, além de outros, como aqueles causados por Pólvora. (,,,) Os dois Umbrais da Porta da Galeria foram rompidos de um Lado ao Outro, e, junto com a Porta, arremessados para dentro da Galeria".

O texto acima foi traduzido da carta original, respeitando o hábito do inglês do século XVIII de usar iniciais maiúsculas indiscriminadamente para todo substantivo. Uma versão obviamente ficcional do texto aparece como um dos interlúdios de Quatro Soldados. Contudo, o real, publicado na Pennsylvania Gazette do próprio Benjamin Franklin e cujo trecho reproduzi acima, pode ser lido na íntegra, em inglês, nesse link.

Nenhum comentário:

AddThis